9 de março

hoje não é mais dia da mulher.

não receberemos mensagens no dia de hoje dizendo o quanto somos importantes e essenciais nessa caminhada pelo mundo. no dia de hoje, não receberemos flores nem chocolates que apesar de abominados por muitas mulheres, podem ser afagos nos corações de tantas outras. ninguém hoje ressaltará nossa força ou lembrará que queimamos os sutiãs lá atrás e conquistamos algum lugar no mercado de trabalho, mas seguimos sendo as protagonistas do jantar, do lavar louça, do pendurar roupa, do limpar o chão, do criar os filhos. 

hoje ninguém nos dirá que poderemos ser quem quisermos ou mesmo quem somos. ninguém nos mostrará que tudo bem ter celulite, peito pequeno, dobrinhas na barriga, pé cascudo. ninguém vai dizer que nosso empenho e dedicação em todas as coisas serão recompensados ou reconhecidos. ninguém vai ressaltar todas as nossas conquistas.

seguiremos medindo o cumprimento de nossas saias para que o homem da esquina não se sinta no direito de nos olhar com desejo descarado. sentiremos frio na espinha ao ficarmos sozinhas em uma rua escura quando uma figura masculina nos aparecer na esquina da frente. receberemos olhares incriminadores e comentários maldosos sobre nosso físico e escolha de roupa. seremos interrompidas um milhão de vezes durante uma conversa por homens com voz grossa, que acham merecer mais a palavra. seremos chamadas de louca quando gritarmos por atenção. seguiremos ganhando menos do que eles no mercado de trabalho, ganhando apenas quatro meses de licença maternidade enquanto eles tem cinco dias, afinal de contas a educação, vejam bem, é responsabilidade nossa. e seremos cobradas lá na frente, afinal de conta, fomos nós quem não bem-educamos nossas crias. 

ficaremos exaustas no final do dia. 
faremos o jantar, recolheremos o que está espalhado sobre a casa, tomaremos um banho rápido e torceremos pra cólica não vir. não nesses últimos dez minutos do final da noite, quando encaixaremos num pequeno espaço o ser quem  realmente somos. 

Comentários

Postagens mais visitadas